Eu sempre achei que O Rei Leão era um ótimo filme para ser
analisado à luz da Bíblia. Mas, ele é bem difícil. Por um lado, a realeza do
Simba não tem como lembrar outra coisa a não ser Jesus. Por outro, não tem como
imaginar Jesus vivendo um Hakuna Matata. Como conciliar os dois conceitos
biblicamente? Há algum personagem bíblico e messiânico que é pecador flagrante
e rei maravilhoso?
Sim, há.
Para achá-lo, tive de recorrer à teologia peculiar de Isaías. Isaías fala de um
personagem chamado “o servo do Senhor”. E o profeta entoa quatro cânticos sobre
esse servo, nas seguintes referências: 42:1-7; 49:1-7; 50:4-11; 52:13-53:12.
Esses cânticos colocam o servo do Senhor com responsabilidades e glorificação
idealizadas. Ele é nominalmente identificado como Israel. Isaías estava
profetizando sobre o cumprimento do propósito para o qual Israel foi resgatado,
visto que tal propósito seria fracassado devido ao pecado persistente que
resultaria na punição com o exílio. Quando Deus chamou Israel do Egito,
disse-lhes que seria uma nação de sacerdotes (Êxodo 19:6), iluminando o mundo
com a adoração ao Senhor (Deuteronômio 4:6-8). Entretanto, Israel rebelou-se
contra Deus e desonrou o seu nome.
Esse face
do servo do Senhor é condizente com a Bíblia e com o Simba até a sua época de
Hakuna Matata. Ele foi ensinado por Mufasa desde criança a tomar a
responsabilidade de ser o rei da terra com sabedoria. Entretanto, Mufasa morreu
e Simba teve de fugir do Scar, assassino e usurpador. Em seu exílio, Simba
aprendeu a viver como um antinomista, vivendo como bem entende e pensando só em
si mesmo, fugindo do propósito dado pelo seu progenitor. Israel fez o mesmo com
o seu Criador: ouviu e aprendeu sobre a própria missão, mas desviou-se dela e
viveu apenas para si mesmo.
Já que
estamos falando de Isaías, creio que ele é comparável ao Rafiki do filme.
Rafiki foi atrás do Simba irresponsável e foi lembrá-lo do seu pai. Não apenas
isso, mas ele proporcionou a conversa entre Simba e o Mufasa celestial e
glorioso [amém]. Isaías faz o mesmo para o Israel rebelde: profere para a nação
as palavras de Deus, lembrando-os de quem eles são e sendo o elo entre os
ouvintes e o Senhor. Isaías mostra para a nação quem é o verdadeiro servo do
Senhor: Israel, sim, mas não este Israel perdido, mas o Israel perfeito
vindouro.
O Israel
idealizado colocado nos cânticos é o servo obediente, que é totalmente submisso
à vontade de Deus, proferirá o seu louvor para todo o mundo, sofrerá como substituto
pelos pecadores e será restaurado à posição de maior honra na terra. O Israel
do qual Isaías fala é Jesus. Foi o homem israelita Jesus quem cumpriu
perfeitamente o propósito de toda a nação. Há várias passagens no Novo
Testamento que citam os cânticos do servo ligando-os a Jesus. Foi Cristo quem
viveu em perfeita obediência, completa servidão e foi coroado com suprema
autoridade. No filme O Rei Leão, o personagem Simba une em si a figura bifacial
do servo do Senhor: o pecador e o perfeito. Ele foi o Israel pecador até o
chamado de Mufasa das nuvens, e foi o Israel messiânico quando voltou ao seu
reino para reconquistá-lo mediante luta. Talvez toda a vida dividida do Simba
pode ser sintetizada em um único momento de Jesus Cristo, os únicos minutos em que
o Senhor foi o perfeito servo e o máximo do horror: quando foi pendurado na
cruz, tornando-se oferta pelo pecado e maldição no nosso lugar. Jesus Cristo
nunca pecou, mas tornou-se o substituto dos pecadores; nisso ele difere de
Simba. Mas a figura mística do servo do Senhor em Isaías pode ser unida em
Simba, considerando que, em cada parte da vida de Simba, ela
representa o cumprimento de um dos aspectos do servo.
Quando
Simba derrota Scar, ele sobre na Pedra do Rei e começa a reinar. Tal momento
lembra a ressurreição de Jesus, quando ele declarou a sua vitória sobre a morte
e o pecado, elevou-se ao céu e assentou-se à direita do Pai. Quando Simba subiu
na rocha, lá estava a voz de Mufasa sancionando o seu reino. Simba é a
concretização sintética da figura abstrata do servo do Senhor. Um excelente
personagem para a compreensão hermenêutica sobre quem é Israel e quem é Jesus
aos olhos de Isaías.
André Duarte
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