sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Lembre-se de quem você é...



            Eu sempre achei que O Rei Leão era um ótimo filme para ser analisado à luz da Bíblia. Mas, ele é bem difícil. Por um lado, a realeza do Simba não tem como lembrar outra coisa a não ser Jesus. Por outro, não tem como imaginar Jesus vivendo um Hakuna Matata. Como conciliar os dois conceitos biblicamente? Há algum personagem bíblico e messiânico que é pecador flagrante e rei maravilhoso?

            Sim, há. Para achá-lo, tive de recorrer à teologia peculiar de Isaías. Isaías fala de um personagem chamado “o servo do Senhor”. E o profeta entoa quatro cânticos sobre esse servo, nas seguintes referências: 42:1-7; 49:1-7; 50:4-11; 52:13-53:12. Esses cânticos colocam o servo do Senhor com responsabilidades e glorificação idealizadas. Ele é nominalmente identificado como Israel. Isaías estava profetizando sobre o cumprimento do propósito para o qual Israel foi resgatado, visto que tal propósito seria fracassado devido ao pecado persistente que resultaria na punição com o exílio. Quando Deus chamou Israel do Egito, disse-lhes que seria uma nação de sacerdotes (Êxodo 19:6), iluminando o mundo com a adoração ao Senhor (Deuteronômio 4:6-8). Entretanto, Israel rebelou-se contra Deus e desonrou o seu nome.

            Esse face do servo do Senhor é condizente com a Bíblia e com o Simba até a sua época de Hakuna Matata. Ele foi ensinado por Mufasa desde criança a tomar a responsabilidade de ser o rei da terra com sabedoria. Entretanto, Mufasa morreu e Simba teve de fugir do Scar, assassino e usurpador. Em seu exílio, Simba aprendeu a viver como um antinomista, vivendo como bem entende e pensando só em si mesmo, fugindo do propósito dado pelo seu progenitor. Israel fez o mesmo com o seu Criador: ouviu e aprendeu sobre a própria missão, mas desviou-se dela e viveu apenas para si mesmo.

            Já que estamos falando de Isaías, creio que ele é comparável ao Rafiki do filme. Rafiki foi atrás do Simba irresponsável e foi lembrá-lo do seu pai. Não apenas isso, mas ele proporcionou a conversa entre Simba e o Mufasa celestial e glorioso [amém]. Isaías faz o mesmo para o Israel rebelde: profere para a nação as palavras de Deus, lembrando-os de quem eles são e sendo o elo entre os ouvintes e o Senhor. Isaías mostra para a nação quem é o verdadeiro servo do Senhor: Israel, sim, mas não este Israel perdido, mas o Israel perfeito vindouro.

            O Israel idealizado colocado nos cânticos é o servo obediente, que é totalmente submisso à vontade de Deus, proferirá o seu louvor para todo o mundo, sofrerá como substituto pelos pecadores e será restaurado à posição de maior honra na terra. O Israel do qual Isaías fala é Jesus. Foi o homem israelita Jesus quem cumpriu perfeitamente o propósito de toda a nação. Há várias passagens no Novo Testamento que citam os cânticos do servo ligando-os a Jesus. Foi Cristo quem viveu em perfeita obediência, completa servidão e foi coroado com suprema autoridade. No filme O Rei Leão, o personagem Simba une em si a figura bifacial do servo do Senhor: o pecador e o perfeito. Ele foi o Israel pecador até o chamado de Mufasa das nuvens, e foi o Israel messiânico quando voltou ao seu reino para reconquistá-lo mediante luta. Talvez toda a vida dividida do Simba pode ser sintetizada em um único momento de Jesus Cristo, os únicos minutos em que o Senhor foi o perfeito servo e o máximo do horror: quando foi pendurado na cruz, tornando-se oferta pelo pecado e maldição no nosso lugar. Jesus Cristo nunca pecou, mas tornou-se o substituto dos pecadores; nisso ele difere de Simba. Mas a figura mística do servo do Senhor em Isaías pode ser unida em Simba, considerando que, em cada parte da vida de Simba, ela representa o cumprimento de um dos aspectos do servo.

            Quando Simba derrota Scar, ele sobre na Pedra do Rei e começa a reinar. Tal momento lembra a ressurreição de Jesus, quando ele declarou a sua vitória sobre a morte e o pecado, elevou-se ao céu e assentou-se à direita do Pai. Quando Simba subiu na rocha, lá estava a voz de Mufasa sancionando o seu reino. Simba é a concretização sintética da figura abstrata do servo do Senhor. Um excelente personagem para a compreensão hermenêutica sobre quem é Israel e quem é Jesus aos olhos de Isaías.

André Duarte

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