terça-feira, 16 de outubro de 2012

Justificação pela Fé - II


Olá! Long time, no post!

       No postagem anterior da série "Justificação pela Fé", vimos que na bíblia uma pessoa é chamada de "justa" se, e somente se, ela tem fé em Deus, pois é essa fé que a torna justa.

        Até aí, tudo bem! Ter fé em Deus nos torna justos. Mas, então, qual é a importância da fé em Jesus? Ter fé em Deus e ter fé em Jesus são coisas iguais ou são diferentes? Como é possível que alguém que morreu antes de Jesus nascer tenha fé em Jesus? É isso que essa postagem vem tentar mostrar!

         Primeiramente, pensemos no seguinte: você acredita que Jesus é Deus? Se não, isso fica pra um outro debate, mas já afirmo que sim, Jesus é Deus! Se sim, não acha que é plausível entender que, se você tem uma fé verdadeira em Deus, você também tem uma fé verdadeira em Jesus? Pois a máxima, melhor e mais completa revelação de Deus que foi dada aos seres humanos se chama Jesus Cristo de Nazaré. Ele é não só a perfeita manisfestação de Deus entre os homens mas também, ele é o próprio Deus! Como escreve Paulo aos Filipenses: "que [Jesus], embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;" (leia o trecho de Filipenses 1:5-11). Isso me faz entender que, quem tem fé em Deus, tem fé em Jesus, necessariamente.
  
        Isso me faz lembrar de uma questão curiosa que eu vejo ser falada no meio cristão. Muitas vezes, já ouvi o seguinte: "O deus dos povos islâmicos, que é Alah, é o mesmo deus que nós, cristãos, servimos! Pois, o pai tanto de Isaque quanto de Ismael era o mesmo, o pai Abraão! O Deus da bíblia é o mesmo deus do Alcorão!", entre outras coisas. Bom, a meu ver, as pessoas que afirmam isso estão se esquecendo da declaração de Jesus registrada em João 8:42: "Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui." Desse trecho eu entendo que todo aquele que conhece Jesus mas abertamente o rejeita como sendo o Unigênito Filho de Deus, rejeita Deus, que o enviou. Por isso, aquele que aceita Deus mas rejeita Cristo como senhor dos senhores, na verdade, está rejeitando o próprio Deus.

        Outra questão interessante é: como alguém que morreu antes de Jesus nascer pode ter fé em Jesus? Ou até mesmo: como era a salvação no Antigo Testamento, já que Jesus ainda não havia nascido? 

Esse post já tá muito grande! Então, esse assunto fica pro próximo!

Continua...

Davi Resende

3 comentários:

  1. QUANDO É O PRÓXIMO POST AMIGÃO? ESTOU GOSTANDO!.
    vi que você tem um civic, quer vender?

    ResponderExcluir
  2. Cadê o próximo post sobre a justificação da fé?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir